Apesar do número cada vez maior de ciclistas nas cidades, por causa dos inúmeros benefícios de adotar a bike como transporte, infelizmente não são incomuns acidentes. Veja como evitá-los.
- Invista nos itens de segurança em sua bicicleta: ela tem que ter luzes dianteiras e traseiras, olhos-de-gato nos pedais, campainha e retrovisores.
- Acessórios de segurança também são importantes para o ciclista: use capacete e luvas para evitar ferimentos mais graves em caso de queda. É bom ainda usar roupas claras, para estar bem visível.
- Para iniciantes pode ser difícil começar a pedalar entre os carros. Evite, sempre, vias de movimento intenso. Sempre que houver, use as ciclovias.
- Leve sua bicicleta para revisões regulares, caso não saiba fazer por conta própria. É importante conhecer bem sua bicicleta e estar sempre com a manutenção em dia.
- Trafegar sempre na pista, junto ao meio-fio à direita, e na mesma direção dos carros. A distância ideal entre você e os carros é de 1,5 metro.
- Ultrapassar um veículo sempre pela esquerda. Se o veículo estiver parado, estar atento à porta do motorista. Ela pode ser aberta subitamente.
- Sinalizar, sempre, sua intenção de manobras e evitar ficar próximo aos veículos em curvas ou rotatórias.
- Manter distância do veículo da frente, evitando colisões.
Fonte: G1/Detran e ONG Transporte Ativo
Deixe um comentário